Detalhes do Projeto

TítuloDESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE SISTEMA NANOESTRUTURADO CONTENDO CURCUMINA PARA TERAPIA FOTODINÂMICA INTRAORAL
Tipo de ProjetoPesquisa
Coordenador(a)FRANCINE CRISTINA SILVA ROSA
ResumoA terapia fotodinâmica utiliza uma fonte luminosa, um fotossensibilizador e oxigênio no meio reacional para produzir como resultado espécies altamente reativas capazes de provocar inviabilização de microrganismos, tais como: bactérias e fungos. Nesta pesquisa será desenvolvida um sistema nanoestruturado de interesse odontológico a base de curcumina e será avaliada sua atividade antimicrobiana in vitro quando exposto a irradiação por luz LED.A média da contagem das unidades formadoras de colônias obtidas, após teste da atividade antimicrobiana das formulações, serão submetidas ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov para observar a distribuição normal da amostra. Serão comparados os resultados entre os grupos de microrganismos por meio da análise de variância ANOVA 5%. O objetivo é desenvolver uma forma farmacêutica que permita que o corante seja fixado na mucosa oral tempo suficiente para que os microrganismos alvo o absorvam e aumente sua sensibilidade à terapia fotodinâmica. Este trabalho tem o intuito de realizar um estudo inédito a fim de implementar uma nova rotina, mais segura e eficaz de atendimento e resposta dos pacientes submetidos à terapia fotodinâmica antimicrobiana.
Data Inicial02/08/2017
Data Final01/07/2019
Equipe Executora
  • MARISOL PORTO ROCHA (Executora, pesquisadora)
  • FRANCINE CRISTINA SILVA ROSA (Orientadora)
  • LUCIANO PEREIRA ROSA (Pesquisador colaborador)
  • ANDRÉ LUÍS MORAIS RUELA (Co-orientador)
  • Gabriel Pinto de Oliveira Santos (iniciação científica pesquisador nas fases farmacotécnica, microbiológica, elaboração de resultados e artigos)
  • Karol Oliveira Ferraz (iniciação científica pesquisador na fase farmacotécnica, elaboração de resultados e artigos)