Detalhes do Projeto

TítuloMicropropagação de Solidago chilensis Meyen utilizando metodologia alternativa de baixo custo
Tipo de ProjetoPesquisa
Coordenador(a)ANA CAROLINA DA CUNHA RODRIGUES
ResumoA família Asteraceae possui diversas espécies de interesse econômico. Muitas são invasoras, ocorrem em todo território brasileiro, uma dessas espécies, Solidago chilensis Meyen (Asteraceae) é conhecida popularmente como arnica-brasileira, encontrada nas áreas de Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, atua como anti-inflamatória e antimicrobiana, tendo grande relevância para produção de novos fármacos. As técnicas de cultura de tecidos têm apresentado alternativas promissoras para produção em larga escala e programas de melhoramento, seja na multiplicação de um genótipo desejado, seleção e produção de metabólitos secundários. Pode ser utilizada com sucesso em plantas medicinais que possuem características farmacológicas importantes. Assim essa técnica é uma ferramenta de elevada importância, apresentando diversas vantagens, entretanto possui altos custos vinculados ao processo. O presente estudo tem por objetivo otimizar o protocolo para micropropagação utilizando fontes alternativas de carboidratos, geleificantes e de iluminação, subcultivar e aclimatizar a espécie. Ao final deste projeto espera-se capacitação dos alunos em uma pesquisa de relevância dentro da área da cultura de tecidos vegetais, onde os elevados custos limitam as atividades devido à necessidade de salas iluminadas, climatizadas, com reagentes puros, mas as pesquisas com substâncias alternativas vêm crescendo para diversas espécies e espera-se trazer essa nova metodologia para a região, incrementando os trabalhos, facilitando as pesquisas e difundindo essa novidade para que pequenos agricultores, sem muita infraestrutura, possam propagar espécies de interesse em larga escala, incrementando a economia da região.
Data Inicial01/07/2017
Data Final30/06/2019
Equipe Executora
  • Elda Paula Amorim (Preparo de meios de cultura, estabelecimento in vitro, análise de crescimento e aclimatização de mudas)
  • Jaqueline Santos dos Anjos (Avaliar diferentes fontes de carboidratos nos meios de cultivo, analisar parâmetros de crescimento, aclimatizar as mudas)
  • Julio Cesar Braga de Souza (Avaliar diferentes fontes de geleificantes, verificar parâmetros de crescimento, aclimatizar as mudas micropropagadas)
  • Vanessa Tigre Chaves (Preparo de meios de cultura e estabelecimento in vitro)